quinta-feira, 30 de setembro de 2010

De onde é esse colégio

Pessoal, para continuar uma série que nosso caro Jão começou venho trazer a dúvida pra vocês

De qual lugar é esse recanto marista?????




Respostas nos comentários ;)


Retrospectiva do Mês - Setembro

E setembro acaba hoje (que coisa não) , e conforme a tradição o último dia do mês tem a retrospectiva, e claramente hoje não fugirá da regra. Sem mais delongas e questionamentos psicológicos vamos aos fatos de setembro:

Momento Cultural: Tivemos o lançamento do novo quadro do blog, o Momento Cultural, que leva curiosidades e momentos de humor para a tela do seu pc. O primeiro lançamento não poderia deixar de ser a origem da cidade de Itapejara, terra da Dalvana, ou Adalvana, ou Dalvania, ou Adalvania, como preferir. Já o segundo post foi sobre a produtiva Cafelândia, cidade do nosso também acessor Dgerson, que mudou a dieta de frango para outros alimentos desde que se mudou para Cascavel.

Assembléia Provincial: E nos dias 18 e 19 deste mês tivemos uma assembléia para decidir nossos representantes da província em Madri no Encontro Internacional de Jovens Maristas e na Jornada Mundial da Juventude, em 2011. Além da composição da Comissão Provincial de Juventude, que levará os interesses dos jovens para os responsáveis adultos de uma maneira mais direta e clara. Tivemos a alegria e a honra de ter nossa amiga Mariana como membro da comissão provincial.

Reunião do 4º Momento: No dia 25 realizou-se a primeira reunião do quarto momento da PJM, que compõe 3º ano do E.M e ex-alunos. Infelizmente eu não estive presente para relatar o que aconteceu de forma clara por lá, mas soube de várias ideias e projetos que deverão acontecer, e serão relatados aqui.

E sexta e sábado realizaremos para os mais jovens da PJM o Sementes do Amanhã, que será realizado para a quinta série, e posteriormente para sexta e sétima séries. Maiores informações e possíveis fotos do evento serão colocadas nos dias subsequentes ao evento.

Terminamos setembro com a imagem mais marcante postada no blog este mês, até mais.





sexta-feira, 24 de setembro de 2010

4º Momento




E deve acontecer amanhã, será amanhã e só amanhã o primeiro encontro do recém criado Quarto Momento da PJM. Algo de muito significado pro pessoal que mesmo fora do colégio quer continuar participando e atuando na pastoral, além da galera do terceirão que aproveita seus últimos momentos na escola e participa também.
Para saber onde será o encontro, já que não será no colégio, entre em contato com a nossa amiga Mafer Macanhão que deverá sediar o primeiro encontro em seu domicílio. Se você é de Cascavel, está no terceirão ou é ex-aluno participante da PJM e não conhece a Mafer ( isso parece improvável), mande um e-mail até amanhã de manhã para blogpjmcascavel@gmail.com e passaremos maiores dados para você.
Gostaria de parabenizar minha tia bisavó que faz 100 aninhos, que venham mais 100 junto com nosso amigo Niemeyer e o Pelé, por que Pelé é eterno e... o Niemeyer não precisa de comentários.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Assembléia Provincial

E conforme o informado realizou-se na capital a tão esperada Assembléia Provincial, que reuniu pouco mais de 70 jovens para deles saírem 8 membros da comissão provincial, sendo que 5 deles vão para a Espanha ano que vem no Encontro Internacional de Jovens Maristas e na Jornada Mundial da Juventude.
Vamos aos nomes dos escolhidos, com representante cascavelense!

De Londrina: Lucas Alesandro, Vinicius Tashima, Gabriel "Paulista" e Ligia Gomes.
De Floripa: Bruno Godoz
estes vão pra Espanha e participam da Comissão Provincial

Os citados abaixo participam apenas da Comissão Provincial:
Cascavel!!!: Mariana Carvalho! a mais votada deste grupo com 24 votos
Floripa: Jhenifer da Silveira
Curitiba: Guilherme Perotta

Veja a cabine do TPE, Tribunal Pastoral Eleitoral:


Esse pessoal tem agora a responsabilidade de levar a PJM para mais jovens, torná-la melhor e acima de tudo escutar as necessidades de cada unidade para que os problemas sejam comunicados e resolvidos pela província dentro do âmbito da PJM.
Ficamos satisfeitos e felizes pelos escolhidos, nossos amigos que trabalham como nós pela pastoral e que tem experiência local suficiente para nos representar provincialmente.
Como são muitas as fotos deste evento deixamos o link para você conferir um pouco mais do que aconteceu, além de encontrar no blog da província maiores informações sobre os eleitos e contéudos trabalhados nestes dois dias.
http://picasaweb.google.com/pjm.marista/AssembleiaDeJuventude#
http://pjm-pmbcs.blogspot.com/

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Assembléia Provincial

E amanhã nossos 5 representantes, que se dispuseram e receberam o aval dos nossos acessores, partirão rumo a Curitiba para uma Assembléia Provincial nos dias 18 e 19 deste corrente mês.
Esta reunião decidirá os jovens que representarão a província no Encontro Internacional de Jovens Maristas e na Comissão Provincial de Juventude da PJM.
E vamos aos escalados:
Do segundo ano Gabriela, do terceirão Pércio, João e Mariana, e representando os ex-alunos mas nunca ex-pejoteiros está escalada Maria Fernanda.
Esperamos que deste encontro saiam pessoas comprometidas com estas grandes responsabilidades e desafios dos jovens da PJM para o futuro.
Um excelente e fantástico encontro para todos esses jovens!

obs: Gostaria de agradecer ao nosso parceiro Diego Leds, que dispôs seu tempo para realizar os upgrades no blog, e mesmo não participando da PJM deixou sua contribuição aqui. Valeu Diego, agradecemos de coração pela ajuda.



ônibus indo pra Curitiba

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Momento Cultural - A volta...

E após a apresentação da nossa querida Itapejara, hoje mostraremos outra cidade que concorre com a cidade da Dalvana. E é claro, a cidade do Dgerson! Portanto hoje apresentamos a produtiva Cafelândia!

Segundo a tradição, os primeiros moradores que chegaram a essa região acharam um caixão na beira do rio (hoje, Córrego Cafelândia), atirado pelos paraguaios que na época ocupavam a região. Assim chamaram esta localidade: CAIXÃO. Este foi o primeiro nome da cidade, com o 1º Padroeiro, Santo Antonio. Mais tarde, a localidade e a capela foram batizadas de Consolata.

Assim, antes dos primeiros colonizadores, habitavam a região, safristas que se dedicavam ao extrativismo de erva mate, paraguaios e argentinos que comercializavam com os habitantes do local. No ano de 1951, os moradores do local acharam melhor colocar o nome da cidade de CAFELÂNDIA, porque ali haviam grandes plantações de café e é nesta região que praticamente começaram os grandes cafezais paranaenses.Assim, Cafelândia recebeu três nomes: Caixão, Consolata e Cafelândia. A década de 1950 registra um grande fluxo de imigrantes gaúchos, catarinenses, paulistas e outros da região. No final do ano de 1951, chegaram mais famílias para povoar o lugar, movidas pelo sonho da época, o café, ocasião em que optaram por dar o nome ao povoado de Cafelândia.

Nesta época, Cafelândia contava com uma floresta muito densa, de madeiras de lei, com uma diversidade de variedades, isto no sentido Norte para o sentido Sul, haviam pinheirais (Araucárias) mescladas com madeiras de lei. A agricultura e a pecuária eram cultivadas principalmente em algumas clareiras nas matas, onde os colonizadores fixaram suas residências. No sentido Norte, predominava o café, intercalado com feijão, arroz e outras culturas de pequeno porte. A região sentido Sul, se destacava com cultura de milho, para engorda de suínos, em sistemas de safra, e outras culturas como arroz, feijão e pecuária.

No dia 7 de Dezembro de 1961, através da Lei nº166/61 do município de Cascavel, foi criada a Sub-prefeitura, elevando assim a localidade à categoria de Distrito Administrativo de Cascavel, com o nome de Cafelândia do Oeste.

A Lei Estadual nº 4668 de 31 de dezembro de 1962, criou o Distrito Judiciário, com a denominação simplificada para Cafelândia. Em 1963, foi constituída a Copacol - Cooperativa Agrícola Consolata Ltda, que tinha por objetivo a eletrificação de Cafelândia e Região e o atendimento aos agricultores no recebimento, beneficiamento e comercialização da produção agrícola. No Início as dificuldades eram grandes para o seu desenvolvimento, e até ficou paralisada por um período, tornando a ser reativada em 1970 por um grupo de Associados com o firme propósito para o desenvolvimento.

A Emancipação de Cafelândia ocorreu no dia 28 de Dezembro de 1979, mas pela proximidade das comemorações de fim de ano, foi decretado o Aniversário do Município para 25 de Novembro de cada ano.

Cafelândia é conhecida como a Cidade do Frango, e além disso dá nome a outras duas cidades em São Paulo e Goiás.
Em comparação, Cafelândia tem 14.000 habitantes contra 11.000 da terra da Dalvana, uma disputa ferrenha para ver quem é a maior das menores.

Veja no mapa onde se localiza este polo do... do frango
E ficamos por aqui, a qualquer hora outro post poderá sair fresquinho para o seu personal computer.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Momento Cultural

E muitas pessoas nos perguntam sobre um tal lugar, de uma tal assistente de pastoral, uma localidade do sudoeste do estado. Para isso encontramos a definição certa do que realmente é Itapejara d'Oeste na famosa wikipedia, veja com seus próprios olhos, não é uma montagem:

Em 1937 nasce, na região ainda não desbravada, um novo lugarejo denominado inicialmente como Lajeado dos Guedes, entretanto seu verdadeiro desenvolvimento só veio a ocorrer nas décadas de 50 e 60, com a emancipação do município.
Porém antes desse importante fato ocorrer essa vila atraía cada vez mais imigrantes, oriundos principalmente dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, fato que ainda hoje reflete na cultura do município.
Seu primeiro nome oficial foi Chá da Gralha, sendo subordinado ao distrito de Coxilha Rica, que na época era mais desenvolvido, e só não se tornou a sede do novo município porque o dono das terras queria muito pela venda das mesmas.
Com o passar do tempo, a vila progrediu bastante, fazendo jus a cognominação de Capital do Progresso. Descontentes como nome de então, em 1950 os moradores resolveram mudar o nome do vilarejo para Tapejara, mudado posteriormente para Itapejara devido à existência de uma cidade homônima e pela vontade de batizar a cidade conforme uma característica própria, pois Itapejara significa pedregulho ou caminho das pedras na língua tupi. Em 1951 foi acrescentado o termo d'oeste, formando assim, o nome do atual município.
Após várias reivindicações, a tão almejada emancipação foi alcançada, o município foi criado através da Lei Estadual nº 4859, de 28 de abril de 1964, e instalado em 14 de dezembro do mesmo ano. Foi desmembrado de Pato Branco e Francisco Beltrão.

Em 1937 nasce, na região ainda não desbravada, um novo lugarejo denominado inicialmente como Lajeado dos Guedes, entretanto seu verdadeiro desenvolvimento só veio a ocorrer nas décadas de 50 e 60, com a emancipação do município.
Porém antes desse importante fato ocorrer essa vila atraía cada vez mais imigrantes, oriundos principalmente dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, fato que ainda hoje reflete na cultura do município.
Seu primeiro nome oficial foi Chá da Gralha, sendo subordinado ao distrito de Coxilha Rica, que na época era mais desenvolvido, e só não se tornou a sede do novo município porque o dono das terras queria muito pela venda das mesmas.
Com o passar do tempo, a vila progrediu bastante, fazendo jus a cognominação de Capital do Progresso. Descontentes como nome de então, em 1950 os moradores resolveram mudar o nome do vilarejo para Tapejara, mudado posteriormente para Itapejara devido à existência de uma cidade homônima e pela vontade de batizar a cidade conforme uma característica própria, pois Itapejara significa pedregulho ou caminho das pedras na língua tupi. Em 1951 foi acrescentado o termo d'oeste, formando assim, o nome do atual município.
Após várias reivindicações, a tão almejada emancipação foi alcançada, o município foi criado através da Lei Estadual nº 4859, de 28 de abril de 1964, e instalado em 14 de dezembro do mesmo ano. Foi desmembrado de Pato Branco e Francisco Beltrão.

Veja a definição dada no segundo parágrafo, primeira linha, sobre a cidade
Agora ficamos com uma imagem do mapa do Paraná mostrando esta formosa cidade hospitaleira.




quinta-feira, 2 de setembro de 2010

5 anos da Pejota

E conforme o previsto, pois tudo está previsto, trazemos as imagens comprometedoras e dos momentos marcantes da festa dos 5 anos da PJM.
Confira comigo no replay, por que estas fotos foram tão boas quanto o hororoso da Dalvana:

pessoal arrumando as coisas

sempre um tempo pra foto no meio do trabalho

meninas fazendo força...

pose bonita do Tiago

e também tinhamos músicas



homenagem ao Ir. Lino

missa

antes da missa alguns depoimentos













pessoal atencioso com tudo

nosso bolo de aniversário

identifique-os se puder

hora do lanche







um violão para receber quem chega

uma bolinha não pode faltar

pessoal se ambientando ao recanto

tudo pronto pra dinâmica

antes de tudo uma boa organização

trabalho árduo na cozinha


5 anos de PJM

poses estilosas

no cantinho o violão...

bah guri

marshmallow

hummm...

hora do flagra

gravetos um tanto grandes

pessoal reunido discutindo

antes da gincana uma foto da equipe

a esfera do dragão...

capricho na decoração

concordo com a frase

que alegriaaa

meninas trabalhando



pessoal levando tudo pro centro social


que bonito...

tan tan tan tan tannnn tannnnnnnnn

replay pra você, que vontade de vencer da menina

pessoal cumprindo tarefas na gincana


antes...

depois...


avise-nos caso encontre com um destes meliantes

Zeneide cortando o bolo

um pouco da estrutura do centro social



isso não deveria ser mostrado na internet, tire as crianças da frente do computador

não recomendado para quem tem problemas cardíacos