Domingo, dia 3 de fevereiro, teremos a chegada e passagem da Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude, ou Cruz Peregrina, em Cascavel. A cruz, dada pelo falecido papa João Paulo II, percorre sempre todas as dioceses do país que está para receber a Jornada Mundial da Juventude. Além da cruz, viaja com ela o Ícone de Maria e da JMJ.
No domingo, 3, a partir das 15 horas, haverá a acolhida da cruz na igreja Santo Antônio, e de lá, 16:30, todos sairão para a Catedral em caminhada e procissão, onde haverá uma celebração eucarística.
Todos estão convidados para participar deste evento único, e poder sentir um pouco do que é a JMJ, que acontece em julho no Rio de Janeiro.
Entre 20 e 27 de janeiro (hoje), tivemos mais uma edição da Missão Solidária Marista! Durante esse tempo, jovens de toda a provìncia foram para 5 locais trabalhar, ensinar, e principalmente aprender com as comunidades e pessoas.
Em Cascavel, a missão começou no domingo, 20, pela tarde. E com a chegada dos missionários, ao fim da tarde tivemos a missa de abertura. Finalizada a missa, todos os participantes foram "morar" por uma semana na casa de alguma família do bairro Periolo.
Na segunda-feira tivemos orientações gerais, sobre o trabalho a ser feito, sobre a realidade do bairro, e sobre o Centro Social Marista onde a maioria das atividades aconteciam.
Já, de terça até sexta-feira, tivemos de manhã e pela tarde dois gestos concretos, que foram a revitalização do Molivi (entidade assistencial de dependentes químicos) , e capinagem do entorno do recanto, além de reforma de um ponto de ônibus.
Também tivemos a realização de oficinas com as crianças, e as visitas missionárias nas casas do bairro.
Nas noites houveram palestras, tanto para os jovens quanto para as famílias que os acolheram.
No sábado, os participantes puderam confraternizar, com direito a uma janta especial e muita dança no salão paroquial.
E hoje, infelizmente, acabou a Missão Solidária Marista, mas ainda houve tempo para a celebração de encerramento e o almoço final.
Como já é tradição, nos eventos com presença de um certo amigo maringaense, temos a realização do concurso Miss Prato Cheio. O prêmio valoriza, incentiva, e reconhece o trabalho do público feminino. As meninas que capricham nas refeições, que praticam o levantamento contínuo de garfo e faca.
E nesse ano as vencedoras foram:
Revelação e Miss Vaquinha: Ingrid (Cascavel)
3º Lugar: Heloisa (Londrina)
2º Lugar: Poliane (Maringá)
1º Lugar: Vanessa (Toledo)
E ano que vem, ou esse ano, poderemos ter mais Miss Prato Cheio.
Também tivemos mais uma premiação, lembrada agora há pouco, e é do nosso Troféu Cristiano! Que voltou a aparecer em um evento! Já que faz um período razoável, que tal premiação não acontece, explicamos o que esse troféu premia.
O troféu premia aquela pessoa que faz valer o evento, fica até o final, é a última a ir embora dos eventos da PJM. E quem ganhou foi a Georgia, também de Cascavel!
Fique com a imagem meramente ilustrativa:
Por fim, não conseguiríamos explicar tudo e todos os sentimentos que houveram na MSM, porém temos imagens e vídeos para ajudar tal feito!
Para conferir boa parte das fotos, basta curtir a página da PJM Grupo Marista, que lá tem as fotos de todas as missões.
Que o Missão Solidária Marista é um evento mais do que esperado, e especial, muitos de nós já sabemos. Mas já faz quase um ano que não participamos de tal evento, talvez mais... ou você ainda não participou. Portanto, agora vamos para um compilado de informações em um só post, sobre a adorada Missão!
De começo, vamos relembrar o que é esse evento, o que os participantes da PJM fazem durante uma semana. Em 7 dias, os pejoteiros ficam nas casas de famílias da região, ou do bairro onde serão realizadas as atividades.
A MSM, em si, é dividida em 3 atividades principais:
Gesto Concreto: É a mão na massa, onde os jovens ajudam em alguma obra, reforma, limpeza, pintura, etc. É lá que o trabalho realmente se manifesta, e exige mais esforço do pessoal.
Oficinas: As oficinas são normalmente para as crianças do bairro, para a descontração nas férias. Nesse trabalho é demonstrado o lado social, o lado mais paciente e atencioso dos que irão cuidar das crianças e adolescentes.
Visitas Solidárias: Nas visitas, em casas próximas do local central de atividades, os jovens irão conhecer mais profundamente como é a vida das pessoas do lugar em que estão. E irão levar mais alegria e atenção a eles.
As 3 atividades, em suma, são importantíssimas, e uma depende da outra, para que no final a missão seja completa.
Além das atividades citadas, normalmente ocorrem palestras e encontros com as famílias do bairro e da comunidade que acolheu os missionários. E atividades de formação também com os jovens.
Agora vamos aos vídeos, que mostram melhor o que é a vivência da Missão Solidária Marista, confira:
Nesse primeiro vídeo, é mostrado um pequeno histórico das MSM's anteriores, e retrata bem as atividades durante elas:
Já abaixo, uma reportagem sobre a MSM em Itapejara:
E, para finalizar, um vídeo antigo... para mostrar que esse trabalho existe há vários anos, e continua com muita fé!