sábado, 7 de dezembro de 2013

Guia Básico da MSM

Olá! Bom dia, boa tarde ou boa noite!

Então, só para puxar um assunto e ressuscitar o blog da PJM aqui de Cascavel, falemos de uma baita atividade.


Em janeiro, como de praxe, teremos mais uma edição da saudosa Missão Solidária Marista. Para você que ainda não participou deste marco impressionível da vida marista ou precisa recordar os princípios vamos com o nosso GUIA BÁSICO DA MISSÃO SOLIDÁRIA MARISTA!!!

A nossa gloriosa MSM têm o intuito de praticar a solidariedade e proporcionar aos jovens momentos de aprendizagem com novas realidades, que possam acrescentar algo mais em suas vidas. Normalmente, para isso, são escolhidas localidades distintas do comum, as quais vivem uma vida diferente.  Se não forem cidades são bairros mais carentes, que servem de grande choque cultural positivo.
Saindo da teoria, vamos para a prática. A Missão Solidária Marista é dividida em 3 partes, as Visitas Missionárias, o Gesto Concreto e as Oficinas com as crianças. 
As Visitas Missionárias consistem no trabalho de ir ao encontro da comunidade a qual se está trabalhando. A conversa e principalmente o ato de escutar o que essas pessoas têm a dizer é talvez o mais importante das visitas pelo bairro/cidade. Com essas conversas têm-se uma maior ideia das necessidades dessas pessoas e se o trabalho realizado é o certo. 
Já o Gesto Concreto é a hora de colocar a mão na massa. É o momento esperado por todos para trabalhar em uma obra concreta. Se há um gramado ou lote para ser capinado, os jovens lá estarão. Caso haja uma pequena obra ou pintura de algum local, isso poderá também ser solicitado. O mais importante é a obra deixar um marco de mudança, um possível exemplo para a comunidade. Todo o suor do trabalho é recompensado pela obra pronta, ademais o trabalho em grupo e a convivência de todos em prol de um gesto concreto pronto em uma semana acrescentam valor a atividade.
No lado mais social da MSM, temos as Oficinas. Este trabalho é geralmente realizado com as crianças da localidade e gera uma distração a mais para eles em uma época de férias escolares. Atividades esportivas, recreativas e educativas são as principais práticas das oficinas. Incluída nisso está a conscientização e prevenção de doenças, a partir de atividades higiênicas ou mesmo como já ocorreu, de suporte à campanhas como a de prevenção à dengue.
Veja agora, abaixo, o vídeo que mostra um pouco dessa vivência trazida pela Missão:



E um pronunciamento do Ir. Adriano Brollo acerca das atividades de 2014:


Aí você se pergunta, mas o que eu levo, preciso preparar antes de ir para essa semana de trabalhos? Como devo me portar nesses dias?
Precisamos levar roupas velhas, isso mesmo, porque ninguém gostaria de estragar a sua roupa nova trabalhando no gesto concreto ou em qualquer outra atividade. Além disso, as roupas mais utilizadas são mais confortáveis, o que é muito necessário até o final desses intensos dias. Vale lembrar de levar protetor solar, pois sempre o Missão tem temperaturas elevadas independente do local de sua realização. Acompanhando o protetor poderá vir um boné, ou chapéu. Roupas não muito curtas também não são recomendadas, pelo fato de chamarem a atenção e pela segurança nos trabalhos.


DouradosVI


Você deve estar aberto a receptividade nesses dias. Caso ainda não tenha sido informado, você ficará durante 1 semana "morando" na casa de uma família que o acolherá. Sendo assim, é importante que não se recuse principalmente alimentos, mesmo que não se goste muito do que é oferecido, pois podem parecer uma ofensa, até porque as famílias se preparam muito para receberem da melhor maneira possível os missionários. Há o exemplo de um jovem participante da PJM, hoje não tão jovem, ao qual aprendeu a tomar café em uma Missão Solidária Marista, pois a família que o recebeu tomava café e ele de coração aberto aceitou. Segundo o próprio, o café tornou-se um elemento presente em sua vida.

DSC_2343 EDITADA



Como na vida que levamos, é mais do que necessário termos humildade, paciência e disposição em todos os momentos, principalmente por sermos espelho para aquela comunidade a qual estaremos partilhando experiências. Sempre é importante aproveitar os momentos com as famílias que os acolhem, pois não há um grande período de tempo com eles, fazendo-se importante criarem-se laços de amizade e uma espécie de visita missionária prolongada.
Para fechar, vale lembrar de adquirir uma pequena lembrança que você deverá entregar para a sua família acolhedora. Esse gesto se provou bastante importante, e por menor e menos importante que pareça a lembrancinha que você comprar, será muito bem recebida pela família.

DSC_2763 EDITADA

Agora sim, fechando em definitivo, um último recado direcionado ao público feminino. Sim, ele está de volta! O Miss Prato Cheio!!! Este evento ímpar, onde as meninas se tornam mulheres e o joio se separa do trigo, foi criado em Maringá, até se expandir e ter seu ápice na MSM. Portanto, você amiga que gosta de uma refeição caprichada, não se acanhe, pois será recompensada por nossos patrocinadores pelo seu esforço com o garfo e a faca. 
Ficamos por aqui e até janeiro!