domingo, 30 de maio de 2010

Mês de Maio

E trazemos para você que nos acompanha, ou pra você que nos acompanhará no blog a retrospectiva do mês de Maio. Como sempre separamos os melhores fatos deste mês, divididos em tópicos.



Festa do Trabalhador: Já no dia primeiro fomos trabalhar, para ajudar o setor de juventude da arquidiocese. A meta do setor era a de vender 2000 bombons, trufas e brigadeiros, entre outros deliciosos doces, já que na festa passaram em torno de 30000 pessoas. Todos trabalharam com vontade, mas o Dgerson tinha o trabalho de cumprimentar seus conhecidos na festa, que eram muitos por sinal. Outro destaque foi o poder de convencimento do Irmão Vinicius, que convencia na conversa o pessoal a comprar doces. Obrigado a todos os outros que trabalharam!

Dia das Mães: Continuamos o mês com o dia das mães, que sempre será importante, pois sempre é bom agradecer por tudo que nossa mãezinha nos fez. Lembrando que Maio é mês da maior das mães, Maria, a boa mãe.

Luto: E todos nós choramos e demos força aos amigos e parentes, do nosso aluno falecido Guilherme Stringari, que nos deixou no dia 11 deste mês vítima de leucemia.

Novo Integrante: E depois de muitíssima insistência e de vários acordos fonéticos foi admitido um novo membro para postar no blog, a nossa acessora de pastoral Dalvana, que até agora não apareceu aqui para postar e nem pra falar hororozo.

Entrevista: Tivemos a grande oportunidade de entrevistar o Irmão Jorge Mejía, do México, que respondeu as nossas perguntas e falou um pouco mais do que é ser um Irmão Marista e nos disse que já apareceu por terras paranaenses.

Encontro Provincial: E este mês soubemos do Encontro Provincial do quarto momento da PJM, que será realizado entre os dias 3 e 6 de Junho no CMMC, em Curitiba, e reúne alunos do terceiro ano do ensino médio e ex-alunos.

Este foi o nosso glorioso mês de Maio. Imploramos para que os alunos da PJM de Cascavel acompanhem o blog, pois ele existe para vocês e sem as vossas opiniões não há como saber o que precisa ser melhorado por nós no blog. Obrigado

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Entrevista

E hoje trazemos para o blog uma entrevista internacional, a entrevista do Irmão Marista Jorge Mejía Duclaud, que é mexicano e se dispôs a dar uma entrevista para a gente e contar um pouco mais sobre a vivência de alguém da PJM, de como é a realidade da pastoral juvenil marista do México.

Eu: Qual a cidade onde o senhor mora e qual é a sua idade?

Irmão: Atualmente moro na cidade de Guadalajara, que é a segunda maior cidade do país depois da capital, Cidade do México. Tenho 40 anos de idade.


Eu: A quanto tempo o senhor é um irmão marista e por que quis ser um irmão?

Irmão: Vou completar agora em Junho 16 anos como irmão marista

Ingressei como irmão porque eu queria compartilhar com as crianças e os jovens o amor que Jesus tem para nós.


Eu: Qual é a tarefa principal de um Irmão Marista?

Irmão: A maior tarefa que tem um irmão marista é: "tornar Jesus Cristo conhecido e amado", como disse São Marcelino Champagnat, nosso fundador.


Eu: O que o senhor acha da PJM?

Irmão: Eu acho que a Pastoral Juvenil Marista (PJM) é um meio para atingir o que queria São Marcelino e eu mencionei na pergunta anterior, envolve o estabelecimento de processos evangelizadores para os jovens que atendemos em nossas obras educativas, sobre tudo nas escolas , que vão desde a maneira como ensinamos aos grupos de jovens que formamos, passando pela forma carinhosa que tratamos nossos alunos.


Eu: A PJM já se espalhou pelos Maristas do México?

Irmão: Na minha província, a maioria está trabalhando de uma forma mais deliberada na PJM são grupos apostólicos ou grupos de jovens, desde a 5 ª série até o 12 º ano, abrangendo, em nossa estrutura educacional, nos últimos dois anos do ensino primário, três séries secundárias e três do bacharelado.

Estamos também à procura de melhores formas para as partes interessadas, devendo continuar na faculdade, é um campo muito novo para a nossa província e projetos que não foram capazes de consolidar.


Eu: O senhor já foi ao Brasil?

Irmão: Sim, em 2004 tive a oportunidade de visitar Curitiba, precisamente em uma reunião da Pastoral Juvenil Marista do continente.

Desfrutei muito pouco que pude conhecer, tanto da cidade quanto das Cataratas do Iguaçú.


Eu: Quando se fala do Brasil do que o senhor lembra?

Irmão: Cataratas do Iguaçú, o futebol, os bifes, a pizza de chocolate ...


Eu: Qual é a mensagem que o senhor pode deixar aos jovens de Cascavel da PJM?

Irmão: A Pastoral Juvenil é um belo desafio que nos convida a quebrar muitos dos nossos sistemas de estar perto dos jovens e ajudando-os a serem significativos. Nossa Igreja atual requer homens e mulheres comprometidos com eles e ajudá-los a descobrir o sentido da vida e descobrir o grande amor que Deus tem para nós.

Esta entrevista não foi divulgada antes de sua postagem por medo dos editores de que algo desse errado, mas o Irmão Jorge nos atendeu com muita atenção.
Muito obrigado ao Irmão por tudo e desejamos muita felicidade e fé para continuar o seu caminho.
http://pjv.maristas.edu.mx/ este é o site da Província da PJM da qual o Irmão Jorge Mejía Duclaud pertence

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Novo Elemento

E recebemos uma pessoa para nos ajudar nas postagens do blog, a Dalvana, lá da vila de Itapejara. Depois de nos incomodar muito ela vai postar por aqui, seja bem vinda Dalvana!!

obs: Dgerson poste as fotos do CLIMA

terça-feira, 11 de maio de 2010

Luto

E trazemos uma notícia que nem eu, nem ninguém gostaria de dar, recebemos a notícia de que o aluno Guilherme Stringari, do terceirão, faleceu em Curitiba por complicações de uma leucemia, por isso gostariamos de manifestar nossos pêsames e dar uma força para os amigos e a família do Guilherme.
Rezemos para que os que eram próximos dele possam superar este fato, e que lembrem de tudo que este jovem deixou de bom. Ele, que tinha seus sonhos, mas os deixou para simplesmente tentar continuar a viver, mas somente Deus sabe a hora certa.
Obrigado Guilherme

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dia das Mães

E nesse domingo temos uma data mais do que especial, temos o dia das mães!!!!
Nossas mães, que bancam nossas viagens nos eventos da pastoral, que nos levaram na porta da sala de aula quando éramos menores, que sempre estão ao nosso lado nas horas boas e nas ruins, que sempre sabem quando devemos ir de casaco pro colégio, entre outras tantas coisas.
Pra você que não comprou ainda um presente pra sua mãe, um bom começo é tratar sua mãe com carinho e amor, que é o melhor presente que ela pode ter.
Hoje temos missa especial do dia das mães, as 19 horas, leve sua mãe e não deixe pra ficar mais para reconhecer o quanto sua mãe é importante.
Um parabéns especial pra minha mãe




obs: Dgerson poste as fotos