sexta-feira, 21 de maio de 2010

Entrevista

E hoje trazemos para o blog uma entrevista internacional, a entrevista do Irmão Marista Jorge Mejía Duclaud, que é mexicano e se dispôs a dar uma entrevista para a gente e contar um pouco mais sobre a vivência de alguém da PJM, de como é a realidade da pastoral juvenil marista do México.

Eu: Qual a cidade onde o senhor mora e qual é a sua idade?

Irmão: Atualmente moro na cidade de Guadalajara, que é a segunda maior cidade do país depois da capital, Cidade do México. Tenho 40 anos de idade.


Eu: A quanto tempo o senhor é um irmão marista e por que quis ser um irmão?

Irmão: Vou completar agora em Junho 16 anos como irmão marista

Ingressei como irmão porque eu queria compartilhar com as crianças e os jovens o amor que Jesus tem para nós.


Eu: Qual é a tarefa principal de um Irmão Marista?

Irmão: A maior tarefa que tem um irmão marista é: "tornar Jesus Cristo conhecido e amado", como disse São Marcelino Champagnat, nosso fundador.


Eu: O que o senhor acha da PJM?

Irmão: Eu acho que a Pastoral Juvenil Marista (PJM) é um meio para atingir o que queria São Marcelino e eu mencionei na pergunta anterior, envolve o estabelecimento de processos evangelizadores para os jovens que atendemos em nossas obras educativas, sobre tudo nas escolas , que vão desde a maneira como ensinamos aos grupos de jovens que formamos, passando pela forma carinhosa que tratamos nossos alunos.


Eu: A PJM já se espalhou pelos Maristas do México?

Irmão: Na minha província, a maioria está trabalhando de uma forma mais deliberada na PJM são grupos apostólicos ou grupos de jovens, desde a 5 ª série até o 12 º ano, abrangendo, em nossa estrutura educacional, nos últimos dois anos do ensino primário, três séries secundárias e três do bacharelado.

Estamos também à procura de melhores formas para as partes interessadas, devendo continuar na faculdade, é um campo muito novo para a nossa província e projetos que não foram capazes de consolidar.


Eu: O senhor já foi ao Brasil?

Irmão: Sim, em 2004 tive a oportunidade de visitar Curitiba, precisamente em uma reunião da Pastoral Juvenil Marista do continente.

Desfrutei muito pouco que pude conhecer, tanto da cidade quanto das Cataratas do Iguaçú.


Eu: Quando se fala do Brasil do que o senhor lembra?

Irmão: Cataratas do Iguaçú, o futebol, os bifes, a pizza de chocolate ...


Eu: Qual é a mensagem que o senhor pode deixar aos jovens de Cascavel da PJM?

Irmão: A Pastoral Juvenil é um belo desafio que nos convida a quebrar muitos dos nossos sistemas de estar perto dos jovens e ajudando-os a serem significativos. Nossa Igreja atual requer homens e mulheres comprometidos com eles e ajudá-los a descobrir o sentido da vida e descobrir o grande amor que Deus tem para nós.

Esta entrevista não foi divulgada antes de sua postagem por medo dos editores de que algo desse errado, mas o Irmão Jorge nos atendeu com muita atenção.
Muito obrigado ao Irmão por tudo e desejamos muita felicidade e fé para continuar o seu caminho.
http://pjv.maristas.edu.mx/ este é o site da Província da PJM da qual o Irmão Jorge Mejía Duclaud pertence

Nenhum comentário:

Postar um comentário