Olá de novo, cá estamos para falar agora da nossa formação de monitores. No sábado, já pela manhã, começamos as atividades com a galera que quer seguir no ministério da monitoria.
Para entrosar o pessoal, quer dizer, as meninas, já que tínhamos apenas dois meninos participantes e 3 monitores, e o lado feminino continha mais de 20 participantes, tivemos uma dinâmica com os crachás, para que todos se apresentassem e entregassem o crachá de outra pessoa, para que ela se apresentasse e assim por diante.
Após isso tivemos as músicas da PJM interpretadas por nosso amigo Pércio. Depois da cantoria nossa assessora Rejanete contou um pouco da história e dos antigos movimentos pré-PJM até as atividades recentes realizadas.
Para finalizar a manhã, vários pejoteiros falaram sobre cada um dos 5 momentos da nossa pastoral, citando as cidades de referência em cada momento nas vidas de Jesus e Champagnat, os significados das medalhas e os temas.
Após o almoço tivemos uma palestra com nosso amigo e quase padre Dgerson, que nos falou sobre o protagonismo jovem e a participação social, mostrando qual pode ser o nosso papel em um país com tantos problemas sociais e políticos.
Posteriormente ao lanche da tarde, os monitores divididos em grupos, e cada grupo se reuniu com um monitor para discutir os valores maristas. Após isso, eles tiveram que de alguma forma, apresentar o que eles entenderam de cada valor para todos no anfiteatro.
A seguir, o pessoal se reuniu pra jogar vôlei e poder dar uma descansada da correria de atividades. E para a alegria dos meninos chegou a hora do banho, já que tínhamos apenas 5 deles para utilizarem 3 chuveiros.
Com todos limpos e cheirosos era hora da janta, após a saciação da fome voltamos para o anfiteatro para falar de virtudes.
Falamos das virtudes do monitor, que são valores e ideais que devem estar presentes no cotidiano de quem monitora, e o pessoal foi bastante questionado, sobre o que era ser cada uma dessas virtudes, e como agir na hora da ausência das virtudes por parte dos monitorados durante um encontro.
Já seguindo a troca de experiências, tivemos uma dinâmica para os monitores falarem um pouco mais de suas vivências no dia-a-dia da monitoria. Onde em cada balão havia um questionamento sobre o que se vive sendo monitor e o que deveria ser feito em determinada situação, e cada grupo de 3 pessoas estourava um balão e lia a pergunta para que todos discutissem.
Para descontrair o grupo e saborear marshmallows na fogueira, tivemos um luau com todos até a hora de dormir.
No dia seguinte, hoje, tivemos um momento de oração para agradecer por tudo que tivemos nesse período de formação. E tivemos um lava pés adaptado para lava mãos, mostrando estar sempre a serviço do próximo, com humildade e disposição.
Para todos irem embora nutridos e felizes, terminamos com o café da manhã a nossa primeira formação de monitores!
Gostaríamos de agradecer ao pessoal do Quarto Momento por ter organizado, junto com nossa pastoralista Dalvana, esse evento.
Até mais com as imagens marcantes desse valoroso evento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário