terça-feira, 7 de maio de 2013

Jornada Provincial - Juntos Somos Muitos!

Boa tarde, bom dia, boa noite!

Falamos da Jornada Provincial Marista das Juventudes, que inclusive falamos sobre como seria AQUI. No sábado e no domingo, dias 4 e 5 de maio, mais de 1000 jovens da PJM se reuniram para 24 horas de intensivas atividades.
Após uma viagem de aproximadas 8 horas, saindo de madrugada de Cascavel, chegamos quase para o almoço no Colégio Santa Maria. Uma das novidades do encontro foi a presença dos irmãos Maristas de forma intensa, inclusive com um espaço coordenado por eles, o #serirmãomarista, que divulgava o trabalho religioso e tinha uma câmera especial que logo após a fotografia ser compartilhada, já publicava a foto na fan page do Ser Irmão Marista. Algumas das fotos tiradas pela câmera estarão abaixo, mas caso queira conferir todas elas, é só clicar AQUI.
Ao meio-dia, mal havíamos chegado e já tínhamos o almoço pronto para repor as energias. Para a abertura, nada melhor que um show, e o pessoal de Maringá caprichou nas músicas e no repertório. Já no auditório, tivemos as formalidades da abertura, com a apresentação da "Máquina do Change", que transformavas as coisas e pessoas.

Foto: Momento de Abertura da II Jornada Provincial Marista das Juventudes.


Mais tarde, tivemos a ilustre presença da ex-senadora e ex-ministra Marina Silva, que contou sua história de vida e a relação total que teve com a vida na floresta amazônica em meio aos seringais. Ela que, teve malária e outras enfermidades típicas da floresta, e aprendeu a ler apenas quando tinha 16 anos, não desanimou com todos esses empecilhos e hoje dá exemplo de superação e defesa das florestas.


Foto: Marina Silva fazendo uma formação na II Jornada Provincial Marista das Juventudes.

E como não poderia faltar, tivemos uma celebração, com presença do Padre Sávio, um dos responsáveis pela JMJ e que trabalha na CNBB com os jovens. Tivemos, inclusive, uma cruz carregada pelos jovens, a exemplo da Jornada Mundial da Juventude.

Foto: Celebração Eucarística na II Jornada Provincial Marista das Juventudes.


Depois do show da banda Chico Mano, composta por membros da PJM, o Dr. André nos mostrou o diagnóstico da Igreja Católica, nesse período de mudanças e troca de papas ocorrido este ano.
Foto: Momento de formação com o "Dr. Andre de Azevedo": O Raio-X da Igreja Católica.

Mais tarde, todos foram distribuídos em grupos de acordo com uma fita da PJM que ganharam no início do encontro. A divisão foi para haver uma discussão acerca de vários temas relacionados com a juventude e sua realidade no mundo atualmente.

Foto: Rodas de conversa com a temática: "Como você faz a diferença?"

Para fechar as atividades da noite, houve a adoração ao santíssimo. Um momento belo, com muita oração e fé demonstrada por todos. Em meio ao cansaço do dia, ninguém desanimou e até se ajoelhou para adorar ao santíssimo.
Foto: Momento de adoração ao Santíssimo Sacramento com todos os jovens da II Jornada Provincial Marista das Juventudes.
Chama de luz e de calor...

No outro dia, após um breve descanso de todos no ginásio, a banda do Colégio Marista de Londrina se apresentou para acordar os pejoteiros. Seguindo as atividades, houve mais um debate no auditório do Colégio Santa Maria, desta vez com presença do pró-reitor da Puc-PR, o professor Másimo, a responsável do Conselho de Juventude Rebeca Ribas, o responsável pelo Setor de Vida Consagrada e Laicato do Grupo Marista, Fábio Viviurka, e a criadora da fan page Diário de Classe, Isadora Faber.
Todos contaram suas experiências e vivências no meio juvenil e na ação social, e receberam várias perguntas do curioso público presente.

Foto: Pela manhã aconteceu o painel Impactos da participação juvenil. A mesa foi mediada pelo Ir. Adriano Brollo e estiveram presentes: Professor Másimo (PUCPR), Isadora Faber (Diário de Classe), Rebeca Ribas (CONJUVE) e Fábio Viviurka (Setor de Vida Consagrada e Laicato)


Ainda no auditório, a Comissão Provincial de Juventude falou rapidamente sobre o que será feito no Encontro Internacional de Jovens Maristas, e sobre o que eles representarão nesse importante encontro no meio do ano.


Foto: Os jovens que irão participar do Encontro Internacional de Jovens Maristas 2013 | CHANGE tiveram a oportunidade de apresentar a realidade do encontro para os participantes da II Jornada Provincial Marista das Juventudes.


Para terminar o encontro com chave de ouro, a Banda Marcial do Colégio Marista Pio XII, de Ponta Grossa, se apresentou e tocou sucessos do clássico, de filmes, e de famosas bandas conhecidas do público em geral. Bela apresentação, gostaria que todos os colégios pudessem ter uma banda como aquela, pois o talento deles é invejável, no bom sentido.


Agora, ficamos com algumas fotos aleatórias do encontro, confira:


Foto: #SERIMRAOMARISTA





Foto: #SERIMRAOMARISTA
olha o quadradinho de 8, rs



Foto: #SERIMRAOMARISTA



Foto: #SERIMRAOMARISTA
olha o desânimo do irmão...


Foto: #SERIMRAOMARISTA
melhor foto


Foto: #SERIMRAOMARISTA
sintam-se abraçados!





por trás, ou, pela frente da câmera



a velha guarda da PJM!



Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário