quarta-feira, 17 de junho de 2009

10º ano de Canonização Marcelino Champagnat

Amigo das crianças e dos jovens

São Marcelino Champagnat foi um homem prático: verificava a necessidade e buscava a solução. Ele não desenvolveu uma tese sobre a educação, mas sim uma série de atitudes e conselhos, fruto da experiência pessoal e do grande amor às crianças e jovens. É a grande herança que os educadores maristas herdaram do fundador.

Ele dizia: "Queremos educar as crianças e jovens, isto é, instruí-los sobre as virtudes do cristão e do bom cidadão. Para tanto, é preciso que sejamos educadores, que vivamos no meio dos alunos".

Dizia ainda: "A educação é para a pessoa o que o cultivo é para o solo... Cultivar o coração dos alunos é trabalho demorado... Para educar, é preciso ter qualificação que desperte respeito e disciplina... A educação é, em primeiro lugar, questão de bom exemplo... Para bem educar uma criança e um jovem, é preciso ter-lhes amor".

Se lermos atentamente as palavras acima, podemos apreciar as idéias que sustentam o ideal de educação de São Marcelino Champagnat: educação baseada no amor, presença entre os alunos, educação pelo testemunho e pelo exemplo, educação para ser cristão na vida diária a serviço da sociedade.
São Marcelino Champagnat nasceu na França, no dia 20 de maio de 1789, ano da Revolução Francesa. Tornou-se sacerdote em 22 de julho de 1816. No dia 2 de janeiro de 1817, em La Valla, França, sua primeira paróquia, fundou a Congregação dos Irmãos Maristas, aos 27 anos de idade.

Faleceu aos 51 anos, no dia 6 de junho de 1840. Seis de junho é a data em que se comemora o dia de São Marcelino Champagnat, em todos os continentes. O Papa João Paulo II tornou-o Santo no dia 18 de abril de 1999 e nomeou-o Apóstolo da Juventude.

Por que Champagnat tornou-se Santo e Apóstolo da Juventude? Porque doou a vida em favor da educação. Porque centrou sua vida em Jesus Cristo, tendo por modelo Nossa Senhora. Nas palavras de Champagnat, a missão do Instituto Marista é tornar Jesus Cristo conhecido e amado, por meio da educação, do jeito de Maria.

Hoje, os Irmãos atuam em 78 países, dedicando a vida à educação integral, mantendo vivo o sonho do fundador.

São Marcelino Champagnat, na sua época, era um homem atual. Hoje, mantém-se atual e presente na nossa vida devido às necessidades cada vez mais urgentes de oferecer à sociedade uma educação sólida, baseada nos valores cristãos e humanos.

4 comentários:

  1. GINCHAMP....
    Galerinha da PJM.... valeu pelo apoio e pela força durante a GINCHAMP.. vocês são demais né????
    BJUS

    ResponderExcluir
  2. Que nada. A PJM que é demais!!! Abraços

    ResponderExcluir
  3. A Gincana foi demais... valeu moçada!!!

    ResponderExcluir
  4. GOSSSTEI!!
    A PJM é demaaaaaaais!

    ResponderExcluir